EMDS - 1º CICLO

Agrupamento de Escolas Mestre Domingos Saraiva

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009














Durante o 1º período a Escola EB1 de Algueirão, procurou dinamizar e promover actividades de forma a dar cumprimento ao projecto educativo do Agrupamento, o qual integra o projecto curricular de escola, bem como ao Plano Anual de Actividades, tendo como principal objectivo o sucesso educativo dos alunos.
Tendo em vista a concretização dos objectivos propostos para este período, efectuaram-se contactos com algumas entidades e instituições, tendo em conta a realização de actividades na escola, a solicitação de recursos materiais / pedagógicos, a formação de professores... Destes contactos destacam-se as seguintes entidades e instituições: Junta de Freguesia, Câmara Municipal, EDUCA, Associação de Pais, Biblioteca Municipal de Sintra, Biblioteca da Tapada das Mercês, Hospital Fernando Fonseca, Divisão de Educação, Escola Superior de Educação de Lisboa…

Das actividades desenvolvidas ao longo do 1.º período, e no âmbito do Plano Anual de Actividades, destacam-se as seguintes:

- Acolhimento aos docentes colocados na escola;
- Acolhimento aos alunos do primeiro ano, com reunião de encarregados de educação, e realização de actividades em contexto de sala / escola com o objectivo de integrar estes alunos na vida da escola;
- Acolhimento aos alunos dos segundos, terceiros e quartos anos de escolaridade;
- Semana da Alimentação, com a sensibilização para a necessidade de uma alimentação saudável, confecção de alimentos saudáveis, elaboração de cartazes, pirâmide alimentar em 3D, individuais de mesa (usados sempre na altura do lanche), pesquisa e elaboração de ementas saudáveis, e de um boletim informativo sobre cuidados de higiene alimentar. Exploração da história “O caldo de pedra”.





- Comemoração do S. Martinho, com a realização do Magusto no campo de jogos da escola, onde os alunos observaram a fogueira e cantaram canções; nas salas de aula os professores realizaram actividades, de expressão plástica e dramática, relacionadas com a época como por exemplo a exploração da lenda de S. Martinho e trabalhos com castanhas.














- Comemoração do Natal:
Elaboração de presépios e árvores de Natal utilizando materiais e técnicas diversificadas com o objectivo de decorar a escola e participar no concurso de Árvores de Natal, promovido pelo Departamento de Expressões do Agrupamento;













Realização de uma feira de presépios; elaboração e troca de postais de Natal; elaboração de enfeites para as salas de aula e espaços comuns da escola;












Elaboração de cartas ao Pai Natal e respectiva entrega na estação dos correios;


Peça de teatro “Viagem ao Pólo Norte” do grupo Local e Ideias oferta da Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins;









Ida à Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa assistir ao espectáculo “O comboio do Pai Natal”;





Elaboração, venda e sorteio de 3 cabazes de Natal;
Ida ao Centro de Dia da Paróquia do Algueirão cantar canções de Natal para os idosos;


Entoação de canções de Natal aos Encarregados de Educação à hora de saída no último dia de aulas; elaboração de anjos de Natal.
- Realização do Jornal Escolar;
- Realização de painéis e trabalhos alusivos aos temas estudados ao longo do período: Outono, alimentação, Magusto, Natal, “Crescer como cidadão responsável”…

A Coordenadora de Estabelecimento A Coordenadora de Departamentos

Carla Agostinho Ana Baptista


3 comentários:

Anónimo disse...

Bom trabalho!!!Vê-se que é uma escola que trabalha bem. Parabéns.

Anónimo disse...

gostei muito está muito bem organizado!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Gostei muito de ver alguns dos trabalhos que realizámos ao longo do ano. Estamos todos de parabéns, alunos, professores, auxiliares, pais e comunidade em geral.
Bom trabalho para o 2º e 3º período!